domingo, 28 de fevereiro de 2016

Resenha: Lembranças Especiais do Roby (Nazaré Mussa)


Autora: Nazaré Mussa
Gênero: Infantil
Nota: (5/5)
Editora: All Print
Edição: 1/2015

Sinopse: O livro conta a história de um cachorrinho preto chamado Roby, da raça Cocker Spaniel, e da menina Alice, com Síndrome de Down. Os dois se entendiam muito bem. Eram alegres, divertidos e amigos com um sentimento só deles. Mas um dia, essa amizade foi interrompida pela morte do cãozinho.

É comum que as crianças façam perguntas, mas nem sempre sabemos o melhor modo de respondê-las. Este livro trabalha de forma simples e educativa sobre um assunto um tanto temido por muitas pessoas... como tratar o tema “morte” com as crianças? A autora dividiu com os leitores uma experiência familiar para tratar do assunto. Roby era o cão de sua filha, Alice, e, após anos de convivência e alegrias, superando várias barreiras, o cãozinho veio a falecer. Com muito tato e bastante conversa, a mãe conseguiu amenizar a tristeza de sua filha. É importante tratar este tema como um fato natural, que faz parte do ciclo de vida de todo ser vivo. Vale ressaltar aqui, que não se trata de como agir com crianças com Síndrome de Down (a pequena Alice tem a Síndrome), mas sim, com as crianças de maneira geral. O livro é repleto de ilustrações e, acompanha desenhos da história também em preto e branco, para que a criança possa colorir a sua maneira. Ótimo material para divertir e tratar do tema com os pequenos!

“Continuaremos amando o Roby. Suas lembranças fazem parte da nossa história. Vamos sempre sentir saudades. E quando ela apertar, vamos recordar a experiência que com ele vivemos. É por isso que o nosso “Negão” continua conosco, só que de uma maneira diferente. Lembrar faz parte do carinho e afeto que construímos entre as pessoas que amamos, os animais e as experiências que tivemos.”




Sobre a Autora Nazaré Mussa: Psicóloga, natural do estado do Amazonas, é Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade. Viu a necessidade de escrever o livro ao perceber a dificuldade de muitas crianças de lidarem com a morte. A oportunidade se deu com a vivência dessa experiência com sua filha, que perdera seu cão.




Sobre o Ilustrador Euros: Além de ilustrador, é também artista plástico e chargista. Trabalhou em diversas redações de jornais e revistas. Ilustrou vários livros infantis e adultos. Em 2012 participou de uma exposição em Paris no Carrossel do Louvre e em 2013 expôs em Nova Iorque. Fez exposições na Galeria do Largo, em Manaus, com o título “Do Risco ao Pixel”, onde apresentou obras produzidas durante 30 anos de sua carreira. Atualmente trabalha com diversos tipos de arte, inclusive Pintura Digital, técnica usada nas ilustrações deste livro.

“Lembranças Especiais do Roby” foi lançado pela All Print Editora e pode ser adquirido pelo site da Editora e pelos sites da Saraiva, Cia dos Livros e Livraria Cultura.