sábado, 1 de agosto de 2015

Resenha: A Última Grande Lição - O Sentido da Vida




Autor: Mitch Albom
Título Original:  Tuerdays with Morrie (1998)
Páginas: 160
Gênero: Biografias, Espiritualidade, Não - Ficção
Editora: Sextante
Nota: (5/5)
SINOPSE: Cada um de nós teve na juventude uma figura especial que, com paciência, afeto e sabedoria, nos ajudou a escolher caminhos e olhar o mundo por uma perspectiva diferente. Talvez tenha sido um avô, um professor ou um amigo da família – uma pessoa mais velha que nos compreendeu quando éramos jovens, inquietos e inseguros. Para Mitch Albom, essa pessoa foi Morrie Schwartz, seu professor na universidade. Vinte anos depois, eles se reencontraram quando o velho mestre estava à beira da morte. Com o contato e a afeição restabelecidos, Mitch passou a visitar Morrie todas as terças-feiras, tentando sorver seus últimos ensinamentos. Durante quatorze encontros, eles trataram de temas fundamentais para a felicidade e a realização humana. Através das ágeis mãos de Mitch e do bondoso coração de Morrie nasceu esta obra, que nos transmite maravilhosas reflexões sobre amor, amizade, medo, perdão e morte.
     Ao percorrer os canais de sua televisão, Mitch acaba por descobrir que Morrie, seu antigo professor da universidade por quem guarda grande carinho, sofre de uma doença degenerativa e tem pouco tempo de vida, resolvendo então reencontrá-lo. Foram 14 encontros terça-feirinos, até a doença tomar Morrie por completo, nos quais um último trabalho fora elaborado, uma última tese.
      "... a maioria de nós anda em círculos , como sonâmbulos. Não experimentamos a vida em sua plenitude, porque vivemos semiadormecidos, praticando atos que automaticamente achamos que precisamos praticar."


Morrie e Mitch

          O tema abordado? O sentido da vida... a cultura e os valores... enfim... a relação do ser humano com seu semelhante. Durante esse trajeto, Mitch se viu não apenas encantado com a simplicidade e sabedoria de seu professor, a quem carinhosamente intitulava "treinador", como também envergonhado em vários aspectos de sua vida.
        Um livro cuja leitura é fácil e fluente, carregado de emoções... me trouxe recordações de pessoas queridas que passaram pela minha vida durante o período de colégio e faculdade. Assim como Mitch, apaixonei-me por esse senhor, um ser humano  iluminado, já naquela época muito à frente de nosso tempo. Seu modo de viver e de pensar nos faz refletir sobre o que realmente é importante na vida. São feitos questionamentos sobre tempo, emoções, cultura, amor, morte, perdão, família, envelhecimento, entre outros, levando-se sempre em consideração não apenas o modo como vivemos, mas também o motivo por não vivermos de outra forma... o que colocamos como prioridade em nossa vida e como tal prioridade influencia tudo e todos a nossa volta.
          Como a vida passa rápido, e o tempo o volta... cada minuto mal aproveitado é um precioso tempo perdido perdido!!!  Mais que um livro, uma FILOSOFIA DE VIDA! Leitura mais que recomendada!!!

        Em 1999 foi feita uma adaptação cinematográfica, segue abaixo o link do filme completo.


          Espero que tenham gostado desta dica de leitura! Até à próxima!!